Meta vai restabelecer as contas de Trump no Facebook e Instagram
Donald Trump foi barrado nas plataformas de mídia social após a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. O Twitter o reintegrou no ano passado.
Pouco mais de dois anos depois que as contas de Donald J. Trump foram suspensas no Facebook e no Instagram , a Meta, dona das plataformas, disse na quarta-feira que vai restabelecer o acesso do ex-presidente aos serviços de mídia social.
Trump, que tinha a conta mais seguida no Facebook quando foi barrado, nas próximas semanas recuperará o acesso às suas contas que coletivamente tinham centenas de milhões de seguidores, disse Meta. Em novembro, a conta de Trump também foi restabelecida no Twitter , que o barrava desde janeiro de 2021.
A Meta suspendeu Trump de suas plataformas em 7 de janeiro de 2021, um dia depois que centenas de pessoas invadiram o Capitólio em seu nome, dizendo que suas postagens corriam o risco de incitar mais violência. As contas de Trump em outros serviços de mídia social convencionais, incluindo YouTube e Twitter, também foram removidas naquela semana.
Mas a Meta, que os críticos acusaram de censurar Trump e outras vozes conservadoras, disse na quarta-feira que decidiu reverter as proibições porque determinou que o risco à segurança pública havia “reduzido o suficiente” desde janeiro de 2021. A empresa acrescentou que acrescentaria proteções para “impedir reincidências” no futuro. “O público deve ser capaz de ouvir o que seus políticos estão dizendo – o bom, o mau e o feio – para que possam fazer escolhas informadas nas urnas”, disse Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta. “Mas isso não significa que não haja limites para o que as pessoas podem dizer em nossa plataforma. Quando há um risco claro de danos no mundo real – uma barreira deliberadamente alta para a Meta intervir no discurso público – nós agimos.”
Meta tem estado no centro de um debate sobre a liberdade de expressão online e quem deve ter o poder de decidir o que pode ser postado e o que precisa ser removido. O banimento das contas de Trump foi uma demonstração gritante da influência das plataformas de mídia social e se elas têm muito controle e influência sobre o discurso público online.
Fonte: The New York Times
