Preço do Ovo pode subir nos mercados brasileiros, entenda a situação

Escassez do produto em diversos países, produção brasileira deve encolher pelo segundo ano consecutivo, mantendo preços mais altos

Durante o ano de 2022 chamou a atenção da população brasileira em relação ao alto preço dos alimentos nos mercados, e um dos itens que tiveram aumento, foi a bandeja de ovo, chegando ao índice de mais 200% de aumento acima da inflação, no período entre março de 2020 e maio de 2022. Segundo especialistas, a expectativa é que os preços se mantenham altos, tendo em vista a diminuição da produção nacional.

Segundo especialistas, esta situação, embora cause preocupação nas famílias brasileiras, difere da vivida em outros países como Estados Unidos, Nova Zelândia, onde o risco de desabastecimento e escassez é iminente, enquanto no caso do Brasil, a produção diminuiu, mas não a ponto de não conseguir atender a população.

A expectativa é de manutenção dos altos preços, uma vez que o preço dos insumos aumentou, encarecendo a produção de ovos no país, gerando várias preocupações entre a população e os lojistas. Para Victoria, moradora em Mauá, está cada dia mais difícil fechar as contas com alimentação: “Está complicando muito, com o preço da carne vermelha, a gente foi substituindo pelo ovo, que além de ser mais saudável, estava mais em conta, mas aí com o preço do ovo subindo assim, fica difícil.” afirmou.

Vale destacar que, diferente dos EUA, que sofrem com a gripe aviária, atingindo 47 dos 52 estados estadunidenses e da Europa, que sofre com a escassez por conta da guerra, no Brasil, a seca de 2020 dificultou a produção de milho, que gerou a grande alta nos preços.

Segundo especialistas, a expectativa de queda de produção de ovos chega aproximadamente aos 2%, não é o suficiente para não garantir a oferta do produto, no entanto, mantém os preços em alta.

Deixe um comentário