Representante do Legislativo faz balanço de seus dois anos de mandato
Poucas Câmaras Municipais tiveram o peso e importância no cenário político municipal como a Câmara de Rio Grande da Serra. Em meio à crise política no município que culminou no impeachment do prefeito Claudinho da Geladeira (PSDB), além de um período eleitoral conturbado em meio à pandemia causada pelo covid-19, foram inúmeros desafios enfrentados pelos vereadores.
Eleito presidente para o biênio 2021/2022, Charles Fumagalli relata os desafios encontrados, além das principais conquistas realizadas neste ano. “Tivemos um início muito conturbado, logo de cara tivemos o pior momento da pandemia, o que complicou ainda mais o cenário, e exigiu de todos nós, uma seriedade muito grande. Também tivemos uma perda recente, que afetou a todos nós, que foi o falecimento do Dito (Vereador Benedito), foi um período conturbado, mas conseguimos realizar um trabalho para nossa cidade”.
Além da condução séria e imparcial na questão política, características presentes na trajetória de Charles Fumagalli relata as ações tomadas para modernização do Legislativo de Rio Grande da Serra:
“Quando assumimos o mandato a frente da Câmara Municipal, um dos nossos desafios foi a modernização dos trabalhos, assustou como a Câmara era arcaica em alguns processos, então, digitalizados os documentos armazenados, compilamos as leis existentes, e implantamos o sistema nopaper, que a longo prazo vai informatizar todo o processo legislativo, com mais rapidez, agilidade e de uma forma mais competente. Além da própria votação, que agora é realizada de forma eletrônica”.
“Além da informatização do trabalho, também conseguimos a Reestruturação dos equipamentos de informática da Câmara, além de implantar o sistema da LGPD, fundamental para a proteção de dados.”
Outra prioridade na gestão de Charles, foi a transparência com a população, sendo o primeiro presidente a realizar a transmissão de todas as sessões legislativas no Facebook, com a captação em qualidade 4k.
“Um dos nossos principais compromissos com a população tem que ser a transparência, e a decisão em transmitir todas as sessões vêm nesse sentido, o povo tem o direito de saber o que está sendo votado, como os vereadores estão se portando, e não são todos que possuem disponibilidade de estar presente na Câmara às quartas, então é uma forma de democratizar o espaço e o nosso trabalho.”, afirmou Charles Fumagalli.
Ainda na questão organizacional, foi no mandato de Charles Fumagalli que a catraca de acesso foi instalada na Câmara Municipal, além da reestruturação da galeria dos presidentes.
Como um dos últimos atos, Charles assinou um contrato que vai permitir a criação de salas individuais para os vereadores: “Conseguimos assinar esse contrato para expansão da Câmara Municipal, que vai permitir que cada vereador tenha a sua sala individual, onde será possível trabalhar de forma mais prática e com maior liberdade em seus próprios.”
“Também tivemos recentemente a licitação para a aquisição do sistema de monitoramento de segurança aqui da nossa casa de leis, é muito importante e tenho certeza que vai ser de muita utilidade para todos nós.”
Charles aproveitou e desejou sorte a seu sucessor, Claudinho Monteiro, que venceu as eleições para o próximo biênio:
“Queria aproveitar o espaço e desejar sorte ao meu amigo, Claudinho Monteiro, que venceu as eleições no final do ano, o Claudinho que ajudou neste nosso mandato, e que pode contar com meu apoio para realizar um mandato com conquistas para Rio Grande da Serra.”
“Acredito que o Claudinho Monteiro também vai manter a independência do Legislativo, e com um governo que respeita os vereadores, que em pouco tempo vem demonstrando competência e uma base de crescimento importante, que é o governo da Prefeita Penha, então, a gente continua presente, e vamos continuar lutando pela nossa cidade.” Completou Charles Fumagalli.
