Após seis meses de mandato Penha Fumagalli realiza série de conquistas

Em entrevista ao Jornal Tempo Real, Penha faz balanço desde que assumiu como prefeita.

No próximo dia 1, serão 6 meses desde que a Prefeita Penha Fumagalli assumiu o mandato em Rio Grande da Serra, assumindo a cidade em um momento político conturbado e com inúmeros problemas nas contas públicas.

Em entrevista ao Tempo Real, Penha detalha a situação encontrada em primeiro de julho, às dificuldades em organizar as contas e as principais conquistas durante este período.

Jornal Tempo Real: Olá Prefeita, bom dia! Obrigado por nos receber, qual foi a principal dificuldade enfrentada quando a senhora assumiu?

Penha: Olá, bom dia! Eu que agradeço o convite, olha, sem sombra de dúvida a capacidade de investimento, quando chegamos, o FUNDEB estava tendo um subaproveitamento, de 56% quando o mínimo é 70%, os investimentos constitucionais também abaixo dos 25% obrigatórios, isso só na área da educação, saúde abaixo dos 15% investidos, vários apontamentos do Tribunal de Contas, então a situação era de sufoco principalmente nas contas públicas.

JTR: E qual o fechamento agora no fim do ano?

Penha: Conseguimos corrigir o FUNDEB, com mais de 73% investidos na educação, corrigimos os investimentos para alcançar os 25%, aumentamos o investimento na saúde, e diminuímos os apontamentos do Tribunal de Contas em 80%, e com a expectativa de aumento no Orçamento da cidade, com aproximadamente 155 milhões.

JTR: Recentemente, a senhora anunciou o aumento no salário dos profissionais do magistério, como foi esse projeto?

Penha: A demanda pela equiparação salarial ao piso nacional era antiga entre os profissionais do magistério, então conversamos com representantes do Magistério e criamos o projeto, que graças a Deus foi aprovado na Câmara e já virou lei, garantindo um aumento de 24,84%. Também estamos revitalizando as EMEBs, ofertamos Curso de Capacitação aos professores, além da retomada do Transporte Escolar nas Escolas Pisoni e Ivete Vargas.

JTR: Na área da saúde, que sempre tem alta demanda, quais foram as principais conquistas?

Penha: Além das vistorias que estamos realizando em todas as UBS e UPA, tivemos um movimento importante de manter todos os médicos das UBS, mesmo com o fim do programa Mais Médicos, conseguimos a volta do Aparelho de Mamografia, fundamental para o cuidado com a saúde da mulher.

JTR: Para que uma cidade como Rio Grande da Serra se mantenha, é fundamental que existam parcerias com o estado e com outros municípios, como isso foi feito no seu mandato?

Penha: Olha, nós tivemos várias parcerias com o governo do estado, que permitiu a revitalização do nosso maquinário da Secretaria de Serviços Urbanos, uma nova Retroescavadeira, a conquista de uma van adaptada para Pessoas com Deficiência, tivemos uma parceria com São Caetano, que possibilitou a chegada do Castra móvel e da Patrulha Maria da Penha, a conquista de 3 viaturas, sendo 1 0 km, contratamos 09 GCM, coletes balísticos, então estas parcerias são fundamentais para nossa cidade.

JTR: Como seu governo vem lidando com o esporte e o lazer?

Penha: Nós entendemos que o morador de Rio Grande da Serra precisa aproveitar a cidade, e os serviços que ela disponibiliza, por isso, criamos o Tarifa Zero, que garante a gratuidade no transporte público municipal, e possibilita que a população aproveite as praças, a pista de skate que foi reformada. Também tivemos a volta do Ônibus do Esporte, a parceria com o Instituto Húngaro e retomamos o Projeto Vida Saudável.

JTR: Para a gente encerrar, qual a expectativa para 2023?

Penha: Que a gente consiga melhorar ainda mais a saúde, que seja um ano de estabilidade para nossa cidade, melhorando os serviços públicos e mantendo as contas em ordem, com seriedade e transparência.

Deixe um comentário