Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirma favoritismo e vence em São Paulo
Chegou ao fim uma das eleições mais antecipadas e aguardadas da história da democracia brasileira, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao cargo de Presidente da República e Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Palácio dos Bandeirantes em SP.
A corrida pelo Palácio do Planalto se provou a mais apertada da história desde a redemocratização em 1989, superando a marca de 2014. O petista teve 50,9% dos votos, enquanto Jair Bolsonaro, que buscava a reeleição, obteve 49,1. Com a distância de 2,1 milhões de reais.
Em seu discurso de vitória, Lula reafirmou o compromisso de realizar um governo de conciliação e paz.
Já na disputa para governador em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro da infraestrutura, foi eleito com 55% dos votos validos. Em pronunciamento, o governador eleito agradeceu os mais de 13 milhões de votos e se comprometeu a uma relação harmoniosa com o governo federal, além de governar para todos os paulistas.
Fernando Haddad (PT), adversário no segundo turno com 44% dos votos, parabenizou Tarcísio em pronunciamento no domingo, além de ligar para o candidato após divulgado o resultado.
Já o Presidente Bolsonaro ainda não se manifestou sobre o resultado das urnas, nem sinalizou como será feita a transição para o futuro governo Lula
Marcos Brasil Almeida para o Jornal Tempo Real
