1° Debate Presidencial do Segundo Turno
Embate é marcado por vantagem do petista no primeiro bloco e reação bolsonarista no último.
A Bandeirantes realizou neste domingo (16) o primeiro Debate entre os Presidenciáveis participantes do segundo turno das eleições: Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante o debate, em um formato que privilegiava o embate direto, Lula se saiu melhor no primeiro bloco, pautando a discussão com o tema da Pandemia causada pela covid-19. Confrontado com relação à falta de ações do governo federal, Bolsonaro saiu em desvantagem com assuntos mais concretos.
Já o segundo bloco ficou marcado pelo equilíbrio, com o reencontro do atual Presidente da República com a jornalista Vera Magalhães, vale destacar que no debate do primeiro turno, Jair atacou a repórter após ser indagado. Bolsonaro cumprimentou Vera e foi cordial durante a resposta. Enquanto Lula, sem o mesmo ímpeto do primeiro bloco, adotou um tom mais comedido diante dos jornalistas.
O terceiro bloco ficou marcado pelo Tema Corrupção, um dos principais pontos de ataque da campanha Bolsonarista e um “Calcanhar de Aquiles” do ex-presidente. Tanto que, nos momentos finais, o candidato petista teve uma má administração do tempo, deixando Bolsonaro com 7 minutos ininterruptos para falar, onde o mesmo utilizou para acenar com sua base, citando a relação de Lula com países como a Venezuela e Nicarágua, além de ressaltar a pauta moral.
Durante o debate, um fato chamou a atenção, a presença do ex-juiz Sérgio Moro entre os assessores de Bolsonaro, participando de maneira ativa da preparação do atual Presidente.
Ambas as bases eleitorais comemoraram o debate, entre o QG petista o desempenho de Lula no momento de maior audiência foi primordial, enquanto a base bolsonarista comemorou a não citação de temas sensíveis à campanha, como os ataques realizados em Aparecida.
Segundo pesquisa realizada pela Atlas, Lula se deu melhor entre os indecisos, com aproximadamente 54% do eleitorado, contra 32% para Bolsonaro.
Marcos Brasil Almeida para o Jornal Tempo Real
