Um míssil russo cai a menos de 300 metros de reatores nucleares na Ucrânia

KYIV, Ucrânia – Um poderoso míssil russo explodiu a menos de 900 pés dos reatores da Usina Nuclear do Sul da Ucrânia pouco depois da meia-noite desta segunda-feira, disseram autoridades ucranianas, evitando por pouco uma possível calamidade nuclear e ressaltando a ameaça representada pelos ataques do Kremlin a áreas críticas. infra-estrutura em toda a Ucrânia.

Não houve danos aos equipamentos essenciais de segurança na usina nuclear, que permaneceu totalmente operacional, disse a empresa nacional de energia nuclear da Ucrânia, Energoatom. Nenhuma vítima foi imediatamente relatada.

Mas a explosão causou grandes danos ao redor de uma usina hidrelétrica na zona industrial que circunda o complexo nuclear. Isso forçou o desligamento de uma das unidades hidráulicas da usina e provocou cortes parciais de energia na área.

Petro Kotin, chefe da Energoatom, disse à televisão nacional ucraniana que, embora os edifícios de concreto fortemente fortificados que abrigam reatores nucleares sejam construídos para resistir a um acidente de avião, a explosão do ataque de segunda-feira foi poderosa o suficiente para danificar as estruturas de contenção se o míssil tivesse atingido mais perto. .

“Não há outra maneira de caracterizar isso, exceto o terrorismo nuclear”, disse ele.

A extensão dos danos ainda está sendo investigada, disseram autoridades, assim como o tipo de míssil usado. Informações preliminares apontavam para um míssil de cruzeiro Iskander, disse o comando militar do sul da Ucrânia em comunicado.

Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano, disse em comunicado que o ataque causou uma breve desconexão de três linhas de energia na usina nuclear, mas que foram reconectadas automaticamente. Todos os reatores da usina estavam operando normalmente, acrescentou, mas alertou: “Algumas centenas de metros e teríamos acordado em uma realidade completamente diferente”.

A usina do sul da Ucrânia, a segunda maior usina nuclear em funcionamento da Ucrânia, fica a cerca de 300 milhas a oeste da maior usina nuclear de Zaporizhzhia, que é ocupada por forças russas e tem sofrido repetidos bombardeios.

A Energoatom disse na segunda-feira que “o exército russo lançou um ataque com mísseis na zona industrial da usina nuclear do sul da Ucrânia” às 12h20, causando “uma poderosa explosão” cuja onda de choque estourou mais de 100 janelas na usina nuclear. . A empresa divulgou imagens de câmeras de segurança que mostraram uma enorme bola de fogo iluminando o céu noturno sobre o local.

A usina nuclear, perto da cidade de Yuzhnoukrainsk, na região de Mykolaiv, faz parte do Complexo Energético do Sul da Ucrânia, que inclui a usina hidrelétrica e uma outra usina. Fica a mais de 160 quilômetros ao norte da cidade de Mykolaiv e longe de qualquer combate na linha de frente.

The New York Times

Deixe um comentário