Deputado Federal conta início da sua trajetória, principais lutas no primeiro mandato e bandeiras defendidas nestas eleições.
Um dos principais clamores durante as eleições passadas foi o de renovação na política, cansados com as velhas práticas eleitoreiras, a população buscou novos nomes para representar os anseios nacionais. Dentro das escolhas para o congresso nacional por São Paulo, se destacou o trabalho de Enrico Misasi (MDB), deputado federal, advogado, mestre em direito constitucional. Eleito em 2018 aos 24 anos, com mais de 108 mil votos, Enrico obteve um papel de destaque entre os deputados federais.
Embora jovem, Enrico ressalta que sua escolha para vida pública passou por um longo período de preparação: “Foi uma empreitada de muita coragem, desde sempre me interessei pelo tema, e foi durante a vida acadêmica que o interesse aumentou, eu me lembro muito das reflexões do Prof. Saldanha sobre Política, principalmente nas aulas de Direito Constitucional, e sem dúvida isso ajudou a escolher o mestrado nessa área, ligando o Direito ao funcionamento de instituições políticas.”. Uma característica que separa Enrico de outros deputados mais jovens, é o fato de não vir de uma família de políticos tradicionais, credenciando o deputado a realizar uma nova política, sem os vícios do passado.
Durante seu mandato no Congresso Nacional, atuou em diversos projetos importantes, como a sua atuação na aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, segundo Enrico, foi uma soma de esforços necessária para esta aprovação: “Nós criamos e coordenamos a Frente Parlamentar do Saneamento Básico, que teve um papel fundamental na aprovação do Marco Legal, estudamos, entregamos documentos, e, com a aprovação deste Marco, serão injetados 700 bilhões de reais em investimentos, e com isso, todos os brasileiros terão acesso a esgoto tratado e água potável em 2033, sem esse marco, só chegaríamos a 100% em 2060”.
Outro ponto de destaque no mandato de Enrico Misasi, além de ser o mais jovem líder de partido no Congresso, teve atuação elogiada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) considerada uma das mais importantes, além das relatorias em comissões e no plenário, também houve atuação durante a pandemia: “Protegemos os pequenos e médios empreendedores durante a pandemia, fizemos medidas para tentar desburocratizar o comércio, diminuir tributos, aumentar o diálogo entre os poderes, entre outros”.
Para esta eleição, as principais bandeiras de Enrico serão baseadas no trabalho realizado até aqui: “Vamos seguir com o empenho na defesa da vida e dos valores cristãos na nossa sociedade, em favor da vida, da família e da liberdade. A gente lutou muito para barrar propostas que estimulavam o aborto no nosso país, e apresentamos um projeto de lei que coloca a família como prioridade em todas as políticas públicas do país, sendo destaque internacional.” completou.
