Candidatos com histórico familiar na política das cidades são destaque nas eleições.
As eleições de 2022 vem solidificando uma tradição na política da região do Grande ABC, os nomes tradicionais como grande destaque, especificamente, parentes de políticos relevantes entre as cidades, seja filhos, ou esposas, a estratégia busca validar o sobrenome e consolidar força dentro do município.
Em São Bernardo, a família Morando está representada pela deputada Carla Morando (PSDB), que busca a reeleição na Assembleia Legislativa de São Paulo, esposa do atual prefeito Orlando Morando. Carla, atuante no grande ABC, desponta como liderança importante no grande ABC.
Também como primeira dama na região está a candidatura de Ana Carolina Serra (Cidadania), à Assembleia Legislativa. Ana Carolina conta com a alta aprovação do mandato de Paulo Serra à frente da Prefeitura de Santo André, chegando a aproximadamente 73%, isto é, 7 a cada 10 munícipes aprovam o mandato do atual prefeito.
Já em São Caetano do Sul, é Thiago Auricchio (PL), filho do atual prefeito (José Auricchio Júnior) que busca a reeleição para a Assembleia Legislativa. Também entre os filhos de políticos históricos da região está Guto Volpi, vereador e filho do Prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi, foi cotado para candidatura, mas decidiu apoiar Auricchio no pleito.
Em Mauá temos a candidatura do Ex-prefeito Átila Jacomussi (Solidariedade), representando uma família tradicional na política mauaense. Vale destacar que em eleições anteriores, Vanessa Damo (filha do Ex-prefeito e figura importante em Mauá, Leonel Damo), foi eleita Deputada Estadual em 2006, com 64.579 votos, sendo reeleita 4 anos depois com 93.122 votos.
Na cidade de Diadema, a família Michels, tradicional grupo político local, tem na ex-secretária de Habitação e candidata a Deputada Federal Regina Gonçalves (PV) uma aliada concorrendo ao Congresso Nacional.
Marcos Brasil para o Tempo Real
