O vereador e coordenador nacional do Movimento dos Sem-Terra Urbanos, Severino do MSTU apresentou na tarde do último dia 23 o projeto de Lei número 61/2020 no qual fica assegurado aos consumidores dos serviços de água no município de Mauá o fornecimento e instalação gratuita de um aparelho eliminador de ar em cada unidade independente servida por ligação de água.
As válvulas de retenção de ar devem ser fornecidas gratuitamente pela concessionária ou empresas contratadas para todos os consumidores, sendo pessoa física, jurídica, comerciais e industriais do município de Mauá. Com isso, após a sanção da Lei, todos os munícipes deverão ter o eliminador de ar instalado sem cobrança adicional.
Sabemos que a água fornecida pela concessionária é distribuída sob pressão nas redes de abastecimento, e como a água é bombeada por ar, é comum e perfeitamente compreensível a presença de ar, em conjunto com a água, dentro das tubulações. O que não podemos aceitar é o fato de o consumidor pagar por este ar.
“O aparelho é uma alternativa para eliminar o ar e evitar que muitos consumidores paguem indevidamente contas com valores altos, bem acima do consumo real”, afirmou o Severino do MSTU durante a primeira sessão ordinária presencial após a paralisação devido à pandemia do Covid-19.
