Aquisição foi debatida nesta terça-feira durante reunião do GT Saúde
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizará a compra de aproximadamente 14 milhões equipamentos de proteção individual (EPIs) para os sete municípios da região. A aquisição foi definida durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) Saúde, realizada nesta terça-feira (5/5) por meio de videoconferência.
A compra inclui luvas, máscaras descartáveis três camadas e máscara N95, aventais descartáveis, óculos de proteção e álcool em gel. O valor, estimado em R$ 11,5 milhão, será dividido proporcionalmente conforme itens e quantidades solicitadas por cada município e repassado pelas prefeituras ao Consórcio ABC.
O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC e secretário da pasta em São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, explicou que trata-se de uma negociação coletiva, mas com faturamento realizado individualmente pelas sete cidades. “O contrato será um só, mas o empenho e a autorização de fornecimento serão individualizados por município”, afirmou.
A expectativa é que os procedimentos financeiros e jurídicos sejam concluídos até sexta-feira (8/5), informou o diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Carlos Eduardo Alves da Silva, o Cadu. “O prazo de entrega dos materiais é de até 20 dias após o recebimento das autorizações de fornecimento pelos fornecedores”, informou.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, afirmou que a aquisição tem o objetivo de reforçar a proteção dos profissionais de saúde das sete cidades que estão atuando diretamente no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“A compra coletiva permite reduzir os custos do processo e adquirir uma grande quantidade de equipamentos indispensáveis para o trabalho dos nossos profissionais da saúde. As prefeituras querem dar mais segurança aos servidores que estão na linha de frente combatendo a Covid-19”, ressaltou Maranhão.
