Secretaria de Educação de Ribeirão Pires certifica turma de braille

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Ribeirão Pires entregou nesta quinta-feira, dia 4, os certificados de conclusão de formação aos alunos do curso gratuito de braille da Prefeitura. As aulas foram realizadas no segundo semestre de 2021, na modalidade remota, como medida de prevenção ao coronavírus.

Maria Severina dos Santos Lopes, 60 anos, professora da E.M. Júlia Del Corto Roncon, foi uma das alunas certificadas. Seu primeiro contato com o braille foi na faculdade de pedagogia, em 2011. Retomou os estudos com o curso gratuito da Secretaria de Educação, suspenso por conta da pandemia. No ano passado, as aulas foram iniciadas remotamente.

“Achei fantástico. Foi bom. Reaprendi, porque já tinha esquecido muita coisa. Tenho fascinação pelo braille. É tão interessante você conseguir transmitir um significado através de símbolos que são uns furinhos na reglete. Acho uma coisa extraordinária”, avaliou a aluna.

A turma certificada nesta semana contou com 15 participantes. Neste ano, nova turma foi formada e iniciou os estudos do básico da linguagem em braille. A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo atende, gratuitamente, turmas com alunos videntes e alunos com deficiência visual.

“Temos excelentes professores, o Zé Nilton e a Camila, que fazem um lindo trabalho com o curso de braille. O estudo amplia as oportunidades para os moradores, inclusive de exercer a inclusão na prática”, avaliou a secretária de Educação, Cultura e Turismo da cidade, Rosi Ribeiro de Marco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s