Como a administradora pode ajudar na compra e no aluguel de imóveis

José Roberto Iampolsky*

Investir em imóveis residenciais ou comerciais é um bom negócio. Mundialmente, se compararmos as curvas de valorização nas principais cidades com outros investimentos, podemos dizer que o mercado imobiliário tem se assemelhado a bons investimentos em renda fixa.

Mas essa não é uma tarefa fácil. É uma decisão definitiva que requer demanda muita pesquisa para evitar dores de cabeça no futuro e mais prejuízos do que ganhos.

É preciso adquirir orientações sobre leis, contratos, direitos e deveres relacionados ao processo da compra.

E, se o proprietário escolher locar seus imóveis para ganhar uma renda extra, tem que atentar para leis que regem a locação, direitos, deveres, índices e procedimentos de reajustes, problemas com pagamentos, danos aos imóveis, que são dificuldades bem comuns enfrentadas para quem escolhe essa alternativa.

APOIO JURÍDICO E ESTRUTURAL

As administradoras de imóveis e condomínios oferecem apoio jurídico e podem resolver questões burocráticas. Quando se recorre a esse serviço, a administradora se torna responsável por tudo que for referente à locação. Ela passará a ser uma intermediária entre o locador (proprietário) e locatário (inquilino), sempre procurando equilibrar os interesses de ambas as partes.

Essas empresas ainda ajudam na vistoria para avaliar as condições dos imóveis. Após a avaliação e possíveis mudanças, a administradora deixará tudo documentado e detalhado com fotos para estarem no contrato de locação.

Outra preocupação importante neste caso de optar pela locação de imóveis é a escolha dos inquilinos (locatários). Nestes casos, faz-se necessário exigir a apresentação de todos os documentos originais de identificação e arquivar suas cópias. O mesmo vale para os comprovantes de renda e patrimônio pessoal. Para evitar falsificações ainda vale a pena entrar em contato com as referências pessoais e comerciais das pessoas interessadas no imóvel.

A contratação de um profissional para elaborar o contrato de locação é imprescindível, ainda, para se fugir de problemas futuros. Além disso, é essencial que seja feita a averbação do documento no registro de imóveis, ou seja, o seu registro em cartório. Do contrário, algumas cláusulas podem ser anuladas, se precisarem ser executadas.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DESSE SERVIÇO?

Como são inúmeras as informações que precisam ser gerenciadas, o serviço de administração representa um facilitador dos processos, pois fornece um sistema que reúne todas elas.

Assim, os conteúdos gerais relacionados a cada imóvel, aos inquilinos, aos prazos de validade dos contratos e aos pagamentos podem ser acessados sempre que necessário pelos administradores e repassados aos locadores ou locatários.

Com um sistema integrado, a administradora, inclusive, consegue agilizar o repasse de tais informações. Ou seja, além de ser mais seguro, não se perde tempo.

Dessa forma, o controle do cumprimento de normas, contratos e acordos segue de forma segura. E, hoje em dia, com o fomento do processo de digitalização, tanto os contatos iniciais, as contratações, quanto o fechamento dos contratos, pode ser feito de forma remota.

A administradora tem o papel de analisar e orientar sobre contratos e leis pertinentes às locações ou venda de residências ou estabelecimentos comerciais.

E também faz o controle dos pagamentos para evitar risco de inadimplência, usando os meios possíveis e necessários para garantir o direito do proprietário de receber a quantia devida.

Como se pode ver, alugar um imóvel exige que providências sejam tomadas antes, durante e após a vigência do contrato. Conhecer bem esses passos é crucial para se evitar fraudes e perdas financeiras. Procurar uma administradora de imóveis com boas credenciais, de confiança, é a primeira medida e a mais importante.

*José Roberto Iampolsky é CEO da Paris Condomínios, empresa criada em 1945 para administrar condomínios e alugueis. www.pariscondominios.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s