Rede municipal de ensino de Santo André retoma atividades presenciais

Unidades de ensino estão preparadas para receber até 100% da capacidade da sala de aula, respeitando o limite mínimo de um metro de distância entre os alunos

Santo André, 3 de agosto de 2021- As escolas da rede municipal de ensino de Santo André retomaram as aulas presenciais nesta terça-feira (3), com funcionamento de até 100% da capacidade física, podendo realizar quando necessário o escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos. Nesta segunda-feira (2) os estudantes da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciaram as aulas do segundo semestre de maneira remota.

“O retorno presencial, seguindo todos os protocolos, está ocorrendo com toda a organização e cuidados com os nossos alunos e profissionais da Educação. Também vamos continuar com as aulas remotas, possível com a distribuição de mais de 8 mil tablets com chip, para acesso à internet, distribuídos aos nossos alunos e professores”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Para as unidades escolares municipais, no caso das creches e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), está assegurado o limite de quatro horas diárias de atendimento presencial aos alunos, de terça a sexta-feira.

Nesta terça-feira, a expectativa da aluna Amanda de Andrade, de 10 anos, no portão de entrada da Emeief Profº Nicolau Moraes Barros, na Vila Pires, era grande. “Eu estava muito ansiosa e agora estou muito feliz em voltar para a minha sala”, comemorou a estudante do 5° ano A, ao lado do pai Antonio de Andrade Junior.

De acordo com Antonio, o retorno presencial veio em boa hora. “Estamos em um momento oportuno para a volta às aulas presenciais, já que parte da cidade já está vacinada com pelo menos a primeira dose da vacina contra Covid. Sem contar nas vantagens do reforço no aprendizado e o contato com os colegas de classe”, mencionou o pai.

Unidades escolares com atendimento de Educação de Jovens e Adultos, como EJA I, farão duas horas de atendimento presencial em quatro dias da semana e EJA II, três horas de atendimento presencial em quatro dias da semana.

Entre as medidas para o funcionamento das atividades escolares, é necessário realizar aferição da temperatura corporal das pessoas, restringindo o acesso caso esteja acima de 37,5ºC; manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, sinalizando posições no piso ou assentos, sempre que necessário. Manter a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial, não promovendo atividades que possam gerar aglomeração, adaptando áreas de uso comum.

Quanto à utilização dos bebedouros de água potável, deverá estar disponível apenas com copos descartáveis ou uso de garrafas próprias. Os estabelecimentos devem realizar limpeza e higienização periódicas dos locais e objetos de uso comum, disponibilizar álcool em gel em pontos estratégicos e manter ventilação natural, evitando o uso do ar-condicionado, sempre que possível. Importante também divulgar informações de prevenção e enfrentamento da pandemia decorrente do Coronavírus.

Graças a estas medidas, Denise Eugênia Silva Semeão sentiu-se segura para levar o filho Augusto Antonio Silva Semeão, de 8 anos, para a escola. “Este retorno presencial foi muito importante para nossas crianças. Nos sentimos confiantes pela organização e os protocolos adotados. Estamos acreditando que as coisas vão cada vez mais melhorar”, comemorou.

Para que o retorno presencial fosse possível, todas as unidades de ensino foram preparadas e adaptadas para que os protocolos de segurança sejam respeitados, além disso, existe um trabalho conjunto com a vigilância sanitária e integração com a secretaria de saúde para o controle de possíveis casos de Covid-19. Importante reforçar que a Prefeitura de Santo André antecipou a imunização dos profissionais da Educação, garantindo mais segurança para trabalhadores e alunos.

Para a diretora da Emeief Profº Nicolau Moraes Barros, Fernanda Lopes Ceretti, o cumprimento dos protocolos é fundamental. “Aplicamos todas as orientações recomendadas de saúde, segurança e prevenção. Nossos profissionais de Educação, que já estão vacinados, estão todos cientes e atentos aos procedimentos”, pontuou.                                                                                   

O retorno presencial não é obrigatório, sendo assim, os alunos que não aderirem continuarão recebendo o ensino de forma remota. Serão computados dias e horas letivos mínimos para o ensino fundamental, considerando as atividades presenciais realizadas na escola e as atividades realizadas por meio remoto.

Estrutura – Durante o período de ensino remoto, a cidade disponibilizou, de forma gratuita, para mais de 30 mil alunos e professores da rede municipal de ensino, chips para acesso à internet, como forma de viabilizar conteúdos e ferramentas pedagógicas para o aprendizado à distância e o acesso às plataformas Google Classroom e Microsoft Teams, que viabiliza o ensino remoto.

Além disso, 8.500 tablets estão sendo entregues para alunos e professores do 4° e 5° ano do ensino fundamental, docentes de creches municipais e inclusão, além de professores, instrutores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como parte do programa Qualieducação.

Merenda em Casa – O kit do programa Merenda em Casa continua sendo entregue neste mês de agosto a todas as famílias dos alunos da rede municipal. A iniciativa, que teve início em março de 2020, com o objetivo de distribuir alimentos a famílias de alunos matriculados em escolas da rede municipal, já chegou à marca de 383.976 kits distribuídos.

O kit de alimentos fornecido pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), empresa pública responsável pelo fornecimento das merendas na rede municipal de ensino, é composto por itens como arroz, feijão, leite em pó e macarrão, além de frutas e legumes como maçã, batata, cenoura e chuchu. 

| Texto: Caroline Terzi     
imprensa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142        
| Fotos: Helber Aggio/PSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s